quinta-feira, dezembro 10, 2009

Duas festas de casamento: quando oferecer o presente de casamento?


















Esta situação relacionada com o casamento é bastante comum: quando os noivos convidam para uma cerimónia de casamento civil discreta, e mencionam que mais tarde vão comemorar na igreja, ou numa festa de casamento mais formal. Quando oferecer o presente de casamento? Na cerimónia civil ou esperar pelo casamento na igreja?


O ideal é tentar saber se deve oferecer o presente de casamento agora ou mais tarde na outra festa de casamento, tentando saber essa resposta junto da família dos noivos. Usualmente a família sabe responder a estes assuntos, especialmente os pais dos noivos ou a os padrinhos de casamento. Se isso não for viável, deve tentar perceber se de facto irá mesmo acontecer uma festa de casamento formal depois de uma cerimónia menos formal.

Se esta ideia de fazer outra festa de casamento mais formal não for uma certeza, e for apenas um desejo, então deve oferecer o presente de casamento na cerimónia de casamento. Se decidir esperar pelo casamento mais formal para oferecer o presente de casamento, não deve deixar de enviar ao casal de noivos um cartão a desejar-lhes felicidades, e a dizer que aguarda com grande emoção o dia da recepção do casamento.