domingo, fevereiro 03, 2008

Dicas para comunicar com quem mais se ama



Até o amor requer uma linguagem própria e as boas maneiras também ensinam a homenagear e não se esquecer quem mais se ama. Ficam aqui algumas dicas importantes para ser especialista na linguagem do amor.

Seja cúmplice

A comunicação não tem de ser só verbal, existe aquele olhar ou aquele gesto que significa algo para o parceiro(a) perceber que está a acontecer algo, e agir sem grandes alaridos de acordo com o correcto. Passo a explicar: imagine que está num almoço de negócios com uma vertente mais social e acha que levar a sua companheira será uma mais-valia para o fluir desse almoço. A sua companheira como boa companheira que é já está há 3 horas a conversar com as companheiras dos seus colegas, e a fazer conversa que seja benéfica para o bom decorrer do almoço. A verdade é que ela já está a desejar um bom sofá e um bom filme há quase 2 horas, mas como sabe que este almoço é importante para si, tem feito um esforço. Este esforço pode perfeitamente ser identificado por si com pormenores como aquela cara que ela lhe acabou de fazer dizendo “Estou cansada...podemos ir?”. Ao identificar esta situação deve terminar o almoço e reconhecer que ela já fez o esforço mais que exigido. Deve terminar o almoço agradecer a todos, dar o braço à sua companheira, talvez um pequeno beijo na face e agradecer-lhe pelo seu companheirismo.

Este tipo de situação poderá expandir-se para inúmeras outras situações sociais, em que se pode sempre comunicar com um olhar, com um gesto, sem realmente verbalizar, evitando assim um potencial momento embaraçoso. Subtilmente e sem alaridos, poderão ser cúmplices destes actos que nada mais são do que um sinónimo de um casal cheio de intimidade e de bom entendimento, isto é a linguagem do amor...

Diga “Amo-te”

Uma das chaves elementares de uma relação é o verbalizar das emoções. O sentir que alguém nos ama é imprescindível para uma boa relação amorosa, mas ouvi-lo é tornar esse sentimento numa realidade. Numa festa de amigos, um olhar de uma ponta da sala para o outro, um piscar de olhos, um esboçar de um terno sorriso é sempre um sinal não só de consideração pela outra pessoa, mas também um sinal de preocupação com o seu bem-estar e como que dizendo “Amo-te e não me esqueci de ti”. Não se esqueça de dizer a quem ama “Amo-te”, nem que seja um discreto e sensual sussurrar ao ouvido quando estão juntos numa festa.

Oiça escutando

Um casal de sucesso emocional tem como uma das bases do seu bom relacionamento saber ouvir. Saber ouvir é uma das regras de boa educação mais importantes para conviver e para manter relações sociais bem-sucedidas. E então com quem mais se ama? Ainda mais importante se torna saber ouvir! Quando estiver a conversar, oiça, mantenha o olhar de atenção na pessoa, não interrompa. Esteja num restaurante, numa festa, em casa, em família, saiba que ouvir é mais importante que o que poderá dizer.

Controle o tom de voz

O que diz é importante, mas a forma como o diz tem a mesma importância! Um timbre de voz exaltado, de sarcasmo, ou elevado pode fazer com que a outra pessoa não oiça nada do que pretende dizer, e a única mensagem retirada é de um momento stressante sem sequer escutar o que na verdade deveria ter sido ouvido. Se notar que está exaltado, ou num mau momento, relaxe e converse mais tarde, verá que a situação lhe parecerá menos grave, ou mesmo que estará com outro espírito para conversar sem magoar ninguém. Antes de abrir a boca conte até 10, e reflicta se o seu estado de espírito está moldado por um mau dia de trabalho, ou por um stress que nada tema a ver com a conversa que pretende ter.

Escreva

Por vezes é bom ouvir um “Amo-te” ou um “Adoro-te és a minha estrela”, mas nada mais especial que - depois de uma noite romântica - deixar uma nota com o que se sente escrito ao lado da pessoa que se ama. Não necessita de ser grande em tamanho mas sim em sentimento. Se teve um encontro especial pode sempre escrever um e-mail ou enviar uma mensagem de texto a descrever como apreciou o momento, mas nada como enviar um cartão para a caixa de correio descrevendo o quanto especial foi aquele momento.

2 comentários:

  1. Olá,

    meu nome é Camila e tenho uma dúvida.

    Vou me casar e como me mudarei de país meus amigos e familiares têm me dado dinheiro de presente. A minha dúvida é, ao receber o cartão com o dinheiro eu devo olhar a quantia e agradecer ou simplesmente ler o cartão e mandar um cartão de agradecimento com a quantia explicitada?

    Obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Olá Camila,

    Antes de mais parabéns pelo seu casamento. A cada convidado deverá enviar um cartão de agradecimento, mencionando o que pretende fazer com a quantia recebida - e não tem de mencionar a quantia. Pode escrever algo como:
    "Obrigada pela sua presença num dia tão especial para nós. Obrigada também pelo seu generoso presente, o qual pretendo utilizar na compra de uma nova maquina de café. Espero que mais tarde nos possa visitar para provarmos um belo café."

    Espero ter ajudado.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar