segunda-feira, outubro 30, 2006

Etiqueta na internet “Netiqueta”



Ficam aqui alguns conselhos para guiar as suas maneiras na internet.

1. Responda sempre
Exceptuando e-mails de publicidade e forwards, deve sempre responder a um e-mail, quer seja para responder a um convite para um jantar de um amigo, quer seja para uma reunião na empresa.

2.Qual o Assunto?

Não mantenha a pessoa que vai ler o seu e-mail na expectativa, use sempre o campo “Assunto” para alertar o receptor para o assunto principal do e-mail. Certamente também receberá uma resposta mais rápida.

3. Endereços Add
Quando enviar um e-mail para uma lista longa de receptores, considere utilizar a função “lista de distribuição” que não lista todos os receptores no campo “para” do e-mail. É muito incómodo ter de passar por uma lista de endereços de e-mail para conseguir ler a mensagem. E não se esqueça que existem várias pessoas que não gostam propriamente de ter o seu e-mail disperso por quem não desejam.

4. Respostas rápidas
Se só costuma aceder ao seu e-mail uma vez por semana, faça com que os outros saibam disso. De outra maneira pode dar a impressão de não dar a devida importância aos e-mails recebidos.

5. Tenha cuidado com a linguagem
Mesmo que a nossa cultura do e-mail esteja cheia de novas palavras e de símbolos, é melhor reler sempre a mensagem antes do seu envio para se certificar que não existem erros ortográficos na mensagem.

6. Saiba o seu papel
Se vai enviar um e-mail religioso, politico ou mesmo pornográfico, tenha a certeza que o receptor é exactamente quem deseja que o seja.

7. Evite o Spam
Quando navega na net ou faz compras na internet tenha em atenção às caixas de vistos da “newsletter” ou da “actualização do cliente” . Se colocar o visto nestas caixas pode ser que receba regularmente e-mails que podem não lhe interessar.

8. Matenha-se profissional
No trabalho, mantenha toda a informação pessoal fora do e-mail do trabalho. Este e-mail não serve para mandar e-mails de piadas ou para contar como foi o seu fim-de-semana aos seus amigos e colegas.

9. Seleccione
"Enviar para Todos." Só as mensagem relevantes é que devem ser enviadas a todos os contactos. As mensagens pessoais, ou mensagens que se dirigem a alguns receptores nunca devem ser enviadas desta maneira.

10. E-mail novo
Se vai deixar o seu trabalho, tenha em atenção de fechar a conta de e-mail referente a esse trabalho, e de que as mensagens que chegarão a essa caixa de correio serão reenviadas para a pessoa apropriada. Certifique-se que todos saibam qual o seu novo e-mail.

Sem comentários:

Enviar um comentário