domingo, outubro 15, 2006

10 conselhos e dicas para os pais educarem os filhos


1. Por Favor e Obrigada(o)
“Por favor” e “Obrigada(o)” ainda são aquelas palavras mágicas, das mais importantes, que se podem ensinar aos filhos. Estará a fazer um favor aos seus filhos se insistir que eles as utilizem até se tornarem um hábito. Toda a gente gosta de ser agradecida, e um “obrigada(o)” é a maneira mais correcta de mostrar essa gratidão. “Por favor” é outra maneira complementar aceite de demonstrar agradecimento. Um “Por favor” ou um “Se faz o favor” pode tornar uma ordem num pedido, e indicar uma opção - pode-se tornar um pedido difícil num pedido mais aceitável.

2. Saudações
Ensine os seus filhos - logo que tenham idade para compreender -, a saudar as pessoas pelo seu nome. Aprender logo desde cedo a olhar alguém nos olhos e dizer “Olá Sr.ª Margarida” – em vez de um “Olá” a olhar para o chão, é uma valiosa lição para o futuro de qualquer criança.

3. Maneiras à mesa
As maneiras à mesa para crianças devem ser as mesmas que para os adultos, mas com uma excepção: as crianças pequenas devem ter permissão para se levantarem da mesa, se a refeição se prolongar. Esperar que uma criança pequena se sente quieta durante um jantar de protocolo, quando a criança já terminou a sua comida, é uma exigência nada razoável para a paciência da criança; não se pode exigir a uma criança que já terminou a sua refeição, a capacidade de estar sentada sem estar a fazer barulho, ou a brincar para passar o tempo.

4. Privacidade
Para ensinar os seus filhos a respeitar a sua privacidade, deverá antes de mais respeitar a deles.
• Não tente envolver-se nas conversas deles
• Não se ponha a escutar as suas conversas
• Não mexa nos seus pertences
• Não seja intrometido
• Bata à porta dos seus quartos e espere um “pode entrar”, antes de entrar nos seus quartos.

5. Interrupções
Ensine os seus filhos a não interromperem. Isto é uma parte da aprendizagem que ensina a respeitar os direitos dos outros. Cabe-lhe a si ensinar os seus filhos a esperarem por um intervalo na conversa para que possam intervir. A mãe que invariavelmente pára e diz “O que foi, querido?”, quando o seu filho a interrompe, está a ajuda-lo a estabelecer um comportamento que em nada será vantajoso durante a vida.

6. Escrever notas de agradecimento
Não é necessário escrever uma nota de agradecimento quando um presente é aberto e agradecido em frente à pessoa que o ofereceu. Se o presente não for aberto à frente de quem o oferefceu, a criança deverá escrever uma nota de agradecimento pessoal, mencionando o presente e o nome de quem o ofereceu.

7. Jogo limpo

Demonstrar um “fair play” entre crianças é uma boa atitude pois ensina a respeitar os outros. Esta atitude da parte dos pais inclui demonstrar compaixão, tomar a vez, partilhar e ser um bom desportista. Uma das melhores maneiras de ensinar o “fair play” é por exemplo quando os pais se revezam, tratam os filhos com bondade e são pessoas que partilham com outros; assim ensinam os seus filhos a terem espírito de “fair play”, só pelas suas acções.

8. Cumprimentos
Ensinar os seus filhos a cumprimentar com um aperto de mão, ou com um beijo as outras pessoas é uma boa maneira de os habituar a cumprimentar os outros apropriadamente. Paratique com eles. Mostre aos seus filhos como se cumprimenta com um aperto de mão; como se trocam cumprimentos olhando nos olhos e saudando o outro pelo nome.

9. Maneiras ao telefone
A primeira experiência que uma criança tem com o telefone é dizer “Olá” a um amigo próximo. Boas maneiras ao telefone que as crianças devem aprender ao longo dos tempos incluem falar claramente e saberem identificar-se correctamente.

10. Fora e em casa
As crianças necessitam de aprender que as boas maneiras são usadas em todo o lado e sempre, e não só em situações especiais. As maneiras à mesa, “por favor” e “obrigada(o)”, cumprimentos educados, e conversas respeitadoras são para serem usadas em casa, na casa dos amigos, no restaurante, na escola, ou mesmo no supermercado. Se as crianças tiverem o hábito de usar boas maneiras em casa, elas utilizá-las-ão em qualquer sítio.

1 comentário:

  1. Autor do site
    Muito obrigada pelas dicas ajudou muito no desenvolvimento da educação para as crianças e a aprendisagem de como os adultos podem ajudar.

    ResponderEliminar